Preparado para se aventurar na terra do Bonjour, mas preocupado com como funcionam o sistema de saúde na França? Não se preocupe! Este guia completo vai te ajudar a entender tudo sobre o sistema de saúde francês. Aprenda como solicitar sua Carte Vitale, marcar consultas médicas e encontrar médicos que falam português. Não perca tempo e garanta já todas as informações essenciais para uma vida saudável e tranquila na França. Continue lendo e prepare-se para uma experiência sem estresse!
No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito e universal a toda a população. Financiado por impostos, o SUS cobre desde consultas e exames até internações e cirurgias.
Ao passo que o SUS é totalmente público, o sistema de saúde francês é misto, combinando serviços públicos (Sécurité Sociale) com seguros privados (mutuelles).
Ainda assim, ambos os sistemas têm uma cobertura ampla mas, na França, muitas vezes é necessário um seguro complementar para cobrir todos os custos, as chamadas mutuelles.
A França é conhecida por ter uma alta qualidade nos serviços de saúde, com menor tempo de espera em comparação ao SUS.
A saúde na França é financiada por contribuições para a Sécurité Sociale e seguros de saúde complementares chamados mutuelles.
Estas seguradoras cobrem os custos que não são reembolsados pela Sécurité Sociale, como coparticipações e certos tratamentos.
Assim, consultas básicas, emergências e internações têm reembolso parcial pela Sécurité Sociale. Além disso, alguns tratamentos especializados e medicamentos podem exigir pagamento adicional, coberto em parte, ou totalmente, pelas mutuelles.
É o sistema de seguridade social francês, que inclui a cobertura de saúde. Ou seja, todos os residentes legais na França devem se inscrever. Inclui consultas médicas, tratamentos hospitalares e medicamentos. A sécurité sociale reembolsa 70% do valor dos serviços medicais, os outros 30% são o que eles chamam de “tiers payant”, que serão pagos pelo paciente, ou pela sua mutuelle.
Se você está vindo para a França como estudante, pode realizar sua inscrição na sécurité sociale através desse site . Caso você esteja vindo para trabalhar, deve realizar sua inscrição direto no CPAM da sua região.
AMELI é o portal online da Sécurité Sociale, onde você pode gerenciar suas informações de saúde, solicitar reembolsos e acessar serviços. Ela tem como funções principais: Agendamento de consultas, verificação de reembolsos, atualização de informações pessoais.
Trata-se de um cartão de saúde que comprova a inscrição na Sécurité Sociale e facilita os reembolsos de despesas médicas.
Vale ressaltar que enquanto você não tem sua carta vitale, deverá pagar as consultas com seu próprio dinheiro, e pedir uma feuille de soins ao médico, para o reembolso. Além disso, caso haja remédios para reembolsar, além da feuille de soins você deve incluir a receita do médico, e enviar tudo isso por correio para a CPAM (caisse primaire d’assurance maladie) da sua região.
O mon espace Santé é um portal digital onde você pode acessar seus registros de saúde, resultados de exames e histórico médico. Assim, ele facilita o acompanhamento da sua saúde, permite o compartilhamento seguro de informações com profissionais de saúde e melhora a coordenação do cuidado.
Como estudante, ou trabalhador de baixa renda, você tem direito a Complementaire de santé solidaire (CSS), que antigamente era chamada de CMU-C (Couverture Maladie Universelle Complémentaire). Ou seja, ela é como se fosse uma mutuelle, mas completamente gratuita, e cobre serviços como:
A CSS também dá acesso a outros benefícios como 75% de redução no transporte público da Île de France, o Navigo solidarité. Preparamos um ebook gratuito, explicando tudo que você precisa saber sobre o Navigo solidarité.
Uma coisa bem legal sobre o sitema de saúde na França são os aplicativos para marcar consultas, como o Doctolib. Quase todos os médicos e hospitais estão cadastrados nele. Você pode pesquisar uma especialidade ou o nome de um médico e criar filtros como primeira disponibilidade de consulta, determinada região ou médicos que falam um idioma específico.
Na França, o médecin traitant (médico de referência) desempenha um papel central no sistema de saúde. Este conceito pode ser novo para muitos estrangeiros, mas é fundamental para garantir um atendimento médico eficiente na França
Assim, o médecin traitant é o médico generalista que você escolhe como seu médico de referência. Ou seja, este profissional será responsável por acompanhar sua saúde ao longo do tempo, oferecer cuidados preventivos, diagnosticar e tratar doenças, e coordenar seu acesso a outros especialistas e serviços de saúde.
Ele é responsável por centralizar todas as informações sobre sua saúde, garantindo que você receba um cuidado integrado e coordenado. Por exemplo, isso inclui manter registros detalhados de suas consultas, tratamentos, exames e históricos médicos.
Encaminhamentos a especialistas:
Benefícios financeiros:
Você tem a liberdade de escolher seu médecin traitant. Assim sendo, pode ser um médico que você já conhece ou um novo profissional que você considera adequado para suas necessidades.
Registro oficial:
Mudança de médico:
Navegar pelo sistema de saúde de um novo país pode ser desafiador, mas com as informações certas, você estará bem preparado. Esperamos que este guia tenha sido útil. Deixe um comentário abaixo com suas experiências e dúvidas, e não se esqueça de seguir nosso blog para mais dicas sobre a vida na França!
Oi, tudo bem?
Me chamo Andreza Marques, engenheira civil que encontrou na França um lar e um mundo de oportunidades e desafios.
Aqui no blog, divido com vocês meus aprendizados sobre a vida na França e dicas para quem sonha em viver no exterior.
Vamos explorar, aprender e nos inspirar!
Se você está planejando estudar ou já está vivendo na França, é importante entender como…
O sistema educacional francês é reconhecido mundialmente por sua qualidade, mas também pode parecer um…
A França é um dos destinos mais procurados para estudantes de engenharia, com instituições renomadas…
Ganhar uma renda extra na França pode ser uma excelente alternativa para quem quer complementar…
Paris é uma cidade repleta de história, arte e cultura e, claro, museus! No entanto,…
Se você está planejando morar na Europa, provavelmente já se perguntou o que vale a…