Se você é brasileiro e está planejando morar na França, seja para estudar, trabalhar ou investir, o primeiro passo é saber qual tipo de visto se encaixa no seu perfil. A França oferece uma série de vistos de longa duração, cada um com requisitos específicos, dependendo dos seus objetivos e da sua situação pessoal.
Neste post, você vai descobrir as opções de visto disponíveis para quem deseja viver na França, como funcionam, quais são os requisitos e como iniciar o processo de solicitação. Vamos lá?
O visto de estudante é destinado a quem deseja realizar cursos de graduação, pós-graduação, intercâmbios ou qualquer outro tipo de formação superior. Se você vai estudar na França, o visto que você deve solicitar é o visa de long séjour valant titre de séjour (VLS-TS) menção “étudiant”.
Esse visto é válido de 4 meses a 1 ano. Após 1 ano, você pode solicitar uma carte de séjour temporaire étudiant (válida por 1 ano), ou uma carte de séjour plurianuelle étudiant (válida de 2 a 4 anos).
Se você tem um diploma de um estabelecimento francês (nível master ou equivalente), e deseja trabalhar na França depois de terminar seus estudos, você pode solicitar um visto de long séjour valant titre de séjour (VLS-TS) ou uma carte de séjour recherche d’emploi ou création d’entreprise.
Esse tipo de visto permite que você more e trabalhe na França durante 1 ano, e permite que você procure um emprego ou crie uma empresa ligada à sua área de estudos nesse período.
Se o seu objetivo é trabalhar na França, há diversas opções de visto de trabalho disponíveis, vamos explorar cada uma delas aqui.
O Passeport Talent é o mais cobiçado dos vistos de trabalho. Trata-se de um visto especial para quem tem uma proposta de trabalho ou pretende contribuir de maneira significativa para a economia, cultura ou inovação da França. Assim, este visto é indicado para várias categorias de profissionais qualificados, empreendedores e artistas.
O Passeport Talent pode ser solicitado em diversas situações, incluindo:
Você pode solicitar um passeport talent se você tem um diploma francês:
Além do diploma, neste caso também existe um requisito ligado ao contrato de trabalho:
E quem não tem um diploma francês, será que pode ter um passaport talent também ?
E a resposta é SIM. Desde que as seguintes condições sejam satisfeitas:
O Passeport Talent é válido por até 4 anos, podendo ser renovado enquanto as condições do trabalho ou projeto forem mantidas.
Você pode conferir todas essas informações sobre o Passeport Talent no site oficial do governo.
Os membros da família de estrangeiros titulares de um passaport talent podem obter um titre de séjour sem passar pelo processo de reagrupamento familiar. Eles se beneficiem do procedimento simplificado de “família acompanhante”.
A duração desse visto é igual ao período de validade restante do passeport talent do esposo ou pai, e ela dá direito a todas as atividades profissionais.
Esse visto é destinado a pessoas que receberam uma oferta de emprego em setores que não exigem alta qualificação.
Se você tem um CDI, poderá solicitar uma carte de séjour – salarié, e se você tem um CDD, poderá solicitar uma carte de séjour – travailleur temporaire (Se quiser saber mais informações sobre CDI, CDD e outros tipos de contrato de trabalho, confira nosso post do blog sobre isso).
Geralmente é válido por 1 ano e renovável, e o custo desse visto é de 225€.
Se você deseja trabalhar como autônomo ou exercer uma profissão liberal na França, como advogado, médico ou designer, pode solicitar este visto.
Comprovação de experiência e qualificação na área de atuação, além de recursos financeiros adequados. Além disso, você deve exercer essa atividade por no mínimo 3 meses e se inscrever no guichet unique des formalités des entreprises.
Válido por 1 ano, com possibilidade de renovação. Cabe ressaltar que ao fim do seu primeiro visto de profissional autônomo, você pode solicitar uma carte de séjour pluriannuelle, com validade de 4 anos.
A Carte de séjour pluriannuelle générale é emitida somente após uma autorização de residência temporária ou um visto de longa duração válido como autorização de residência (VLS-TS).
Ela tem a mesma menção que a autorização de residência temporária que você está solicitando para renovar, por isso, é necessário continuar respeitando os requisitos da solicitação de visto anterior.Entretanto, é possível mudar de status.
Você não pode solicitar uma autorização de residência plurianual para a mesma finalidade se tiver um dos seguintes vistos:
Se você pretende trabalhar de maneira sazonal na França, sem ultrapassar uma duração acumulada de 6 meses por ano, você pode obter uma carte de séjour pluriannuelle – travailleur saisonnier. Nesta modalidade, não é possível solicitar um reagrupamento familiar para sua esposa e filhos.
Além disso, quem possui esse tipo de visto é autorizado a permanecer na França apenas durante os períodos de trabalho, fixados no documentos. Também é necessário se comprometer a manter sua residência habitual no exterior (fora da França, no caso).
Válida por 3 anos e renovável.
A carte de séjour pluriannuelle salarié détaché ICT permite residência na França para trabalhadore que vêm efetuar missões de trabalho de mais de 1 ano através de uma ICT, transferência intraempresas. Essa modalidade tem como requisitos estar trabalhando a pelo menos 6 meses na empresa.
O reagrupamento familiar é permitido para quem possui esse tipo de visto.
Válida durante o período da missão na França, com duração máxima de 3 anos.
A carte de résident é um tipo de visto com duração de 10 anos, que pode ser solicitada em algumas situações:
Vamos falar um pouco mais sobre a situação “jovens com direito a nacionalidade francesa”. Nessa categoria enquadram-se as pessoas de no mínimo 18 anos que moram a pelo menos 5 anos na França, ou pelo menos 2 anos caso tenha um diploma de ensino superior francês. Ou seja, todo mundo que já pode fazer a demanda de naturalização francesa.
Abordamos mais os requisitos desse processo nesse post do blog.
Se você mora legalmente na França por pelo menos 5 anos, ou possui uma carte bleue européenne (quer dizer visto para trabalhadores altamente qualifados, como o passeport talent), você pode obter uma carte de residente de longa duração para trabalhar na França.
Além disso, esse tipo de visto permite também a permanência em outros países da União Europeia por mais de 3 meses, sem necessidades de solicitar um visto de long séjour. Estão nessa lista os países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Espanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Hungria, Itália, Lituânia, Letônia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Eslováquia, Eslovênia e Suécia.
Essa modalidade também tem duração de 10 anos.
Se você tem uma carte de résident ou uma Carte de résident de longue durée-UE de 10 anos no fim da validade, pode solicitar uma carte de résident permanent. Ela permite que você continue morando e trabalhando na França permanentemente.
Agora que você conhece os principais tipos de visto para brasileiros que querem morar na França, pode começar a planejar sua mudança com mais clareza. Cada visto tem requisitos específicos e é importante se preparar bem para atender a todas as exigências.
Se você ainda tem dúvidas sobre qual visto é o mais adequado para você, deixe seu comentário ou entre em contato conosco! Estamos aqui para ajudar você a realizar seu sonho de morar na França.
Oi, tudo bem?
Me chamo Andreza Marques, engenheira civil que encontrou na França um lar e um mundo de oportunidades e desafios.
Aqui no blog, divido com vocês meus aprendizados sobre a vida na França e dicas para quem sonha em viver no exterior.
Vamos explorar, aprender e nos inspirar!
Se você está planejando estudar ou já está vivendo na França, é importante entender como…
O sistema educacional francês é reconhecido mundialmente por sua qualidade, mas também pode parecer um…
A França é um dos destinos mais procurados para estudantes de engenharia, com instituições renomadas…
Ganhar uma renda extra na França pode ser uma excelente alternativa para quem quer complementar…
Paris é uma cidade repleta de história, arte e cultura e, claro, museus! No entanto,…
Se você está planejando morar na Europa, provavelmente já se perguntou o que vale a…